Idade Média

A Idade Média é tratada de forma divergente pelos historiadores. Alguns dizem que foi uma época de trevas, visto que não houve significativos avanços do saber e da arte. De fato, podemos considerar esse período como uma fase de transição, uma época de dificuldades e inseguranças para a Europa ocidental. No entanto, vale ressaltar que o mesmo foi essencial para o surgimento da civilização moderna, com suas idéias novas e princípios que mudaram o mundo.

A Idade Média é dividida em duas fases:

Alta Idade Média (Séc. V a XI): Fase caracterizada essencialmente pelo ápice do sistema feudal. Os trabalhadores realizavam um contrato com o senhor feudal: ofereciam trabalho em troca de proteção, abrigo, etc. Por esse motivo, não havia mobilidade social; a economia era de subsistência.

Baixa Idade Média (Séc. XII a XV): Nesse período, a Europa Ocidental passou a conhecer o seu “renascer” material e cultural. Assim, as situações se inverteram de tal forma, que o feudalismo passou a ser um sistema decadente, dando lugar para um capitalismo comercial apoiado pela burguesia e pelas monarquias nacionais.